Pandemia: Veja ações do município de Campo Formoso no combate ao coronavírus

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Desde o surgimento do novo coronavírus, a Prefeitura de Campo Formoso vem desenvolvendo uma série de ações para diminuir o impacto da doença na população campoformosense. Podemos citar, entre outras coisas, o Plano de Contingência, decretos, criação de canal de denúncias, barreira sanitária, entre outras coisas.

Apesar de todo esforço, o município apresentou o primeiro caso confirmado e ainda há dois casos suspeitos, aguardando resultados. Porém, o trabalho de prevenção continua e compartilhamos com a população, as 20 principais ações desenvolvidas pela gestão durante a pandemia.

  1. Treinamento para equipes de saúde da Atenção Básica do município;
  2. Plano de Contingência;
  3. Publicação de decretos e portarias estabelecendo regras sociais na cidade;
  4. Reuniões com empresários, Associação Comercial, entidades religiosas, autônomos, bancários, donos de lotéricas, academias, etc, para explicar as medidas preventivas adotadas;
  5. Criação de canal de denúncias para que a população possa informar a chegada de pessoas ao município vindas de cidades com casos suspeitos ou confirmados de Coronavírus;
  6. Requerimento online à Secretaria de Administração para servidores da PMCF;
  7. Criação de barreira sanitária na entrada da cidade e pontos de bloqueio nos principais bairros e comunidades;
  8. Implantação de Drive Thru na vacinação contra a gripe, evitando aglomerações nos postos de saúde;
  9. Criação de call center com disponibilização de informações sobre prevenção da doença e isolamento domiciliar e, também, monitoramento das pessoas triadas pela barreira sanitária;
  10. Criação de feira online para ajudar os agricultores a vender os produtos delivery;
  11. Divulgação de boletins diários sobre casos suspeitos, confirmados ou descartados no município;
  12. Pulverização e higienização nas principais vias da cidade e Unidades de Saúde;
  13. Fechamento de vias e organização de filas nas ruas de bancos, lotéricas e correspondentes bancários na sede do município;
  14. Atendimentos da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cras e Creas por meio de telefones;
  15. Pagamento escalonado da Prefeitura, por secretarias, para evitar aglomeração nos bancos;
  16. Criação de call center para profissionais de saúde da Atenção Básica tirem suas dúvidas;
  17. Criação de cartilha da Secretaria de Educação para orientações sobre a covid-19 e dicas pedagógicas;
  18. Cadastramento e atualização dos produtores rurais do município pela Secretaria de Agricultura;
  19. Cronograma (com dias e horários) para que transportes do interior do município se desloquem para a sede;
  20. Organização da feira livre seguindo as regras de distanciamento social.

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Ascom PMCF