PF cumpre mandados de prisão em nova fase da Lava Jato contra fraudes em licitações
Suspeitos são investigados por corrupção e lavagem de dinheiro em licitações de contratos de compra e venda de navios
Foto: Divulgação / PF
A Polícia Federal (PF) cumpre, nesta quarta-feira (19), mandados de prisão na 72ª fase de operação da Lava-Jato, com o objetivo de combater uma suposta fraude em licitações da Transpetro, subsidiária da Petrobrás responsável pelo transporte de combustível, além de importação e exportação de petróleo e derivados para compra e venda de navios.
Seis mandados de busca e apreendão estão sendo cumpridos em Alagoas, São Paulo, Niterói e Rio de Janeiro, e dois de prisão na capital paulista, expedidos pela 13ª Vara Federal em Curitiba.
De acordo com a PF, durante as investigações, foi identificada a atuação de um estaleiro contratado por R$ 857 milhões que pagava propina a um executivo da estatal, além de fraudar licitações.
As propinas teriam sido depositadas por meio de várias transferências bancárias no exterior. Tentando disfarçar os pagamentos, as empresas que possuíam ligação com o estaleiro e o executivo firmaram um contrato falso de investimento em uma terceira empresa estrangeira.
Os suspeitos são investigados por corrupção e lavagem de dinheiro praticados no âmbito de licitações de contratos de compra e venda de navios celebrados pela Transpetro com um estaleiro. Os contratos podem ter causado prejuízos de mais de R$ 600 milhões.
.
Varela Noticias