Possível reforma na Previdência faz aumentar solicitações de aposentadoria na BA

855e461ceb6f93982bc89c1cdc986f13

O anúncio do governo interino de Michel Temer (PMDB) de que a reforma da Previdência será uma prioridade para os próximos meses gerou o aumento do número de solicitações de aposentadoria na Bahia. A procura mais intensa ocorre pelo medo de que sejam aprovadas medidas mais duras e que afetem, inclusive, quem já está no mercado de trabalho. A maior preocupação é daqueles que já estão próximos de se aposentar, mesmo que haja um período de transição – que caso fosse de cinco anos, deixaria de fora das atuais regras os homens de 60 anos e as mulheres de 55 anos.

De acordo com o Correio, o número de solicitações feitas ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) registrou aumentos significativos desde 2014, quando já se falava na necessidade de reforma do sistema por causa de um rombo de R$ 200 bilhões. Porém, o órgão alerta que não adianta buscar agendamento se a pessoa não atender os requisitos básicos que já são cobrados, como a idade mínima de homens e mulheres (65 e 60 anos, respectivamente). No caso da aposentadoria integral, também é necessário que a soma da idade e tempo de contribuição seja igual a 95/85 anos – relação que deve passar a 100/90 a partir de 2018.

Segundo o INSS, desde 2014, foram requeridas aproximadamente 355 mil aposentadorias no estado, mas apenas 176 mil foram concedidas. Mas quem busca urgência no pedido ainda deve esperar muito: na Bahia, só há agendamento disponível para daqui a seis meses.

.

Bahia Noticias