A história de uma amizade entre ACRA de Campo Formoso e alemães resulta em acervo digital
Essa é a história de uma amizade intercontinental, um grupo de jovens do semiárido baiano e pessoas do outro lado do continente, o fio condutor um franciscano que viajou o nordeste brasileiro. E 15 anos depois, essa relação de afeto se transforma num material de enorme riqueza e preservação cultural, nasce assim, o projeto “Acervo Iconográfico – Conexão Cultural: Brasil e Alemanha Caminhando Juntos”, que foi lançado 25 de agosto e contará a história da parceria entre jovens da Associação Cultural Raízes e Asas (ACRA) e a entidade social da Alemanha, AktionsKreis Pater Beda.
Todo o acervo foi construído por meio de uma perspectiva de afetividade, riqueza e manifestação artística cultural que uniu pessoas, imortalizando o trabalho desenvolvido pelos jovens da ACRA em suas cinco turnês na Alemanha, por meio de um material gráfico digital com a catalogação e digitalização de imagens, gravuras e recortes de jornais.
“Tínhamos muito material das cinco turnês e pensávamos que a melhor formar de eternizar os momentos vividos e as trocas culturais experienciadas na Alemanha seria com a criação de um arquivo digital, assim nasce a ideia de submetermos esse projeto no programa Aldir Blanc”, recorda Robson França, coordenador da Acra.
O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e da Fundação Pedro Calmon (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.
Quê: Lançamento do “Acervo Iconográfico – Conexão Cultural: Brasil e Alemanha Caminhando Juntos”
Quando: 25/08/2021
Onde: https://drive.google.com/file/d/13Mzx9JgB3x4BEpkTtUrXvbnFZVORMqTt/view?usp=sharing
.
Ascom ACRA