Chega a 91 número de mortos na tragédia das chuvas em PE; outros Estados ajudam

Chuvas-no-Recife

Nesta segunda-feira (30), as forças de segurança, Defesa Civil, Exército e órgãos municipais estão atuando em 7 pontos de deslizamento da Região Metropolitana do Recife. São eles: Zumbi do Pacheco e Curado IV (Jaboatão dos Guararapes); Areeiro (Camaragibe); Monte Verde/Ibura, Barro e Guabiraba (Recife) e Paratibe (Paulista).

Estão sendo empregados nessa operação 198 bombeiros militares de Pernambuco – 92 deles convocados antecipadamente pelo governador Paulo Câmara, os quais havia sido aprovados em concurso –, além de 11 bombeiros da Paraíba, 7 de Minas Gerais, 8 do Rio Grande do Norte, 8 policiais militares, 100 guardas municipais e 25 funcionários da Emlurb; 60 militares do Exército, 22 profissionais da Marinha e 4 policiais civis do Core/PCPE. Nas buscas, salvamentos e fornecimento de mantimentos para populações de áreas afetadas, estão sendo empregadas embarcações e 6 aeronaves, sendo 3 do Grupamento Tático Aéreo da SDS e 3 da Polícia Rodoviária Federal.

Atualmente, foram confirmados 91 óbitos no Estado, decorrentes das enchentes de deslizamentos, desde a última quarta-feira (25) até as 8h desta segunda-feira (30). Estão sendo buscados, neste momento, 26 desaparecidos.

Estamos trabalhando com força total, mobilizando os recursos disponíveis, buscando profissionais de vários Estados do Brasil com especialidade em resgate em áreas de deslizamentos, além de suporte às áreas atingidas por terra, água e ar. Para isso, estamos buscando todas as formas de amenizar os graves impactos das fortes chuvas. É preciso, nesse momento, enaltecer o empenho incansável de todos os profissionais envolvidos nessa operação e também a corrente de solidariedade que uniu pernambucanos e brasileiros de todos os lugares“, disse o secretário de Defesa Social, Humberto Freire.

.

Carlos Britto / Foto: Mário Flávio/g1 arquivo