Estimulado pelo trabalho, jovem baiano cria conteúdos digitais para sanar dúvidas de eleitores

aolado

O baiano Guilherme Bitencourt, de 19 anos, além de contribuir para a Justiça Eleitoral atuando como mesário, criou um canal na internet que ajuda as pessoas a sanarem diversas dúvidas sobre o processo eleitoral, ampliando, assim, a rede de combate à desinformação proliferada contra o sistema de votação eletrônico.

O inquieto Guilherme, que trabalhou como mesário voluntário pela primeira vez nas Eleições Municipais de 2020, em Alagoinhas (BA), conta que foi uma grata surpresa atuar na função. Segundo ele, a quantidade de informações que recebeu sobre as eleições o estimulou a contribuir ainda mais com a Justiça Eleitoral.

Foi atuando como mesário que o editor de vídeo resolveu instigar quem o seguia nas redes sociais com uma caixa de perguntas sobre as eleições. No post, publicado antes de ir para a seção de votação, ele dizia: “Olha, eu vou ser mesário. Se tiverem dúvidas, mandem

Embora a maior parte dos questionamentos fosse simples – como sobre o que fazer caso o eleitor esquecesse a caneta para assinar a folha de votação –, ele diz que percebeu que tinha informação que não chegava até as pessoas. “Apesar de todas as campanhas do TSE informarem, ainda havia muitas dúvidas dos eleitores na minha região”, conta.

Partindo dessas indagações, em 2021, por trabalhar com criação audiovisual, ele e outros amigos desenvolveram um podcast em que são abordados conteúdos desmentindo mitos eleitorais. Para 2022, ano em que ainda se vê muita propagação de informações enganosas sobre o processo eleitoral, ele espera poder, por meio de uma linguagem objetiva e atrativa, eliminar várias dúvidas das pessoas.

“A informação é o que move o exercício efetivo da cidadania. Eu acho que o papel não só do mesário, mas a atuação cívica de todo mundo é justamente combater a mentira. Amigos aqui que nunca serviram como mesário, por exemplo, estão ajudando, pois enfrentar as fake news é um dever comunitário, é zelar pela democracia”, ressalta.

.

TSE