Meninas começam mal, mas reagem e batem Bélgica de virada no Grand Prix
Vitória do time brasileiro por 3 a 1 serve de reabilitação para a inesperada queda diante da Sérvia; seleção volta a jogar domingo, desta vez contra as chinesas
A surpreendente derrota de virada para as sérvias (a primeira nos confrontos com a equipe europeia) na sexta-feira ficou para trás, e a seleção brasileira feminina de vôlei voltou a vencer no Grand Prix. Depois de um início ruim, as meninas se recuperaram e superaram a Bélgica por 3 a 1 (23/25, 25/19, 25/15 e 25/18) neste sábado em Macau, chegando ao quarto triunfo em cinco jogos disputados.
Aparentando relaxamento, o Brasil perdeu o set inicial, porém reagiu e se impôs amplamente em quadra, não encontrando dificuldades para faturar as parciais seguintes e virar a contagem, reabilitando-se na competição. Juciely e Sheilla, com 19 pontos, foram os principais destaques da seleção. Do outro lado, Lise Van Hecke, que defendeu o Osasco na última Superliga, terminou a partida com 16 pontos.
A seleção começou a partida com uma formação diferente do jogo anterior. Juciely fez dupla com Thaísa pelo meio, enquanto Gabi jogou toda a partida no lugar de Fernanda Garay. Leia também substituiu Camila Brait na posição de líbero. Jaqueline, que fez sua estreia contra as sérvias, ficou mais tempo em quadra e terminou com nove pontos.
O time dirigido por José Roberto Guimarães venceu os três compromissos iniciais em casa (Itália, Japão e Sérvia), mas estreou no fim de semana de jogos na China sendo batido pelo time sérvio, derrotado com facilidade no encontro anterior. Após passar pelas belgas e reencontrar o caminho das vitórias na competição, as brasileiras encaram a China na madrugada de domingo (a partir de 4h50 com transmissão do SporTV).
O Jogo
A seleção brasileira ficou atrás praticamente todo o set inicial até igualar em 19 a 19. Finalmente passou à frente (21 a 20) após ataque de Sheilla e chegou a 23 a 20, dando a impressão de que mataria a parcial. A equipe nacional, entretanto, parou, permitindo que as animadas belgas crescessem e mudassem o panorama, fechando em 25 a23.
Devidamente apertadas por José Roberto, as meninas voltaram bem mais ligadas para a parcial seguinte, iniciando na frente. O Brasil, no entanto, não conseguia deslanchar até que fez 8 a 5, novamente com Sheilla. A partir daí, pegou embalo e marcou 16 a 8. Na sequência, foi apenas administrar e liquidar o set em 25 a 19, após largadinha de Jaqueline em seu primeiro ataque.
Com 1 a 1 no placar, o selecionado brasileiro colocou as rédeas nas mãos e comandou as ações na quadra do Forum de Macau. O time brasuca abriu 9 a 3 e depois 14 a 4. Começando entre as titulares, Juciely fechou a parcial em 25 a 15.
Disposto a liquidar a fatura, o Brasil iniciou o quarto set marcando 7 a 2 e em seguida 10 a 4, dando mostras que o objetivo estava encaminhado. A Bélgica, porém, apresentava muita disposição e voltou a dificultar a tarefa, diminuindo a diferença para somente um ponto (12 a 11). Foi a hora de as meninas de Zé Roberto apertarem o acelerador. Primeiro aumentando para 18 a 14 e depois para 21 a 18, o Brasil abriu no fim e, com 25 a 18, selou o quarto triunfo no Grand Prix.
Com modificações em relação à derrota para a Sérvia, a equipe brasileira começou com Dani Lins, Natalia, Thaísa, Sheilla, Gabi, Juciely e a líbero Léia. Entraram no decorrer Jaqueline, Roberta, Tandara e Camila Brait.
.
Globoesporte.com