Elmar trabalha para ser ministro de Lula, mas histórico de críticas ao petista pode trazer revés
Durante as eleições deste ano, Elmar chegou a chamar Lula de “ex-presidiário” em discurso
Lider do União Brasil, o deputado federal baiano Elmar Nascimento trabalha para ser um dos ministros do governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O parlamentar, no entanto, tem um histórico de criticas ao futuro chefe do Palácio do Planalto.
Durante as eleições deste ano, Elmar chegou a chamar Lula de “ex-presidiário” em discurso. : “Nunca foi tão fácil decidir. Do lado de lá, o que ele chama de companheiro só tem condenado ou ex-presidiário. Será que é essa a turma que a gente quer de volta no Brasil? Do outro lado (…) tem um time que botou o Brasil nos trilhos”, disse, durante um comício em Campo Formoso, sua cidade natal, em outubro
Na época que era deputado estadual, Elmar também disse “que o presidente Lula construiu nesse país foi a maior organização criminosa que se tem notícia na história republicana”.
Nos bastidores políticos, o comentário é de que o União Brasil pediu dois ministérios para integrar a base política de Lula, um para contemplar o partido na Câmara dos Deputados e outro o Senado. Elmar é especulado para ser o nome da Câmara no governo Lula.
Segundo a Folha de S.Paulo, Elmar quer manter também a influência na Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) para garantir o apoio do partido à futura gestão petista. A Codevasf é comandada por Marcelo Andrade Moreira Pinto, que foi indicado por Elmar em 2019, ainda na gestão Bolsonaro (PL).
.
Foto: Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados
Por: Luísa Carvalho/Rodrigo Daniel Silva no dia 12 de dezembro de 2022 às 07:56
Metro 1