Prefeitura no norte da Bahia suspende aulas após surto de catapora
A Prefeitura da cidade de Nova Fátima, no norte da Bahia, suspendeu as aulas no município após um surto de catapora. A catapora, também chamada de varicela, é uma doença infecciosa e altamente contagiosa causada pelo vírus varicela-zoster. Ela se manifesta com mais frequência em crianças, geralmente com quadros leves. Em adultos, pode ser grave, com sintomas mais intensos e complicações mais sérias.
De acordo com a secretária de Saúde de Nova Fátima, Mônica Reis, 18 casos foram notificados nesta semana. Também há relatos de pessoas que não procuraram atendimento médico.
“Na semana passada, a escola estadual registrou sete casos. Nós isolamos essa escola, fizemos a higienização, porém essa semana temos casos nas escolas do município”, disse a secretária de Saúde de Nova Fátima, Mônica Reis.
Segundo informações da secretária, neste período, o número de casos registrados será analisado. Existe a possibilidade do retorno das aulas ser adiado caso mais alunos peguem a doença.
“Suspendemos as aulas nos próximos dias para que a gente possa conter essa curva crescente, porque é uma doença altamente contagiosa”.
O principal sintoma da catapora são lesões na pele, como se fossem bolhas, acompanhadas de muita coceira. O paciente também pode ter febre baixa, cansaço, dor de cabeça e perda de apetite.
Pneumonite: infecção pelo vírus da catapora no pulmão.
Encefalite: infecção pelo vírus da catapora no sistema nervoso central.
Pacientes com catapora não podem tomar ácido acetilsalicílico (AAS ou aspirina), sob o risco de desenvolver Síndrome de Reye, uma doença rara que afeta o fígado e o cérebro e pode ser fatal. É mais comum em crianças, após a ingestão de AAS na fase aguda da varicela.
Sobre a catapora:
Transmissão: a catapora é facilmente transmitida para outras pessoas. O contágio acontece por meio do contato com o líquido da bolha ou pela tosse, espirro, saliva ou por objetos contaminados pelo vírus;
Sintomas: manchas vermelhas e bolhas no corpo, mal estar, cansaço, dor de cabeça, perda de apetite e febre baixa. Os sinais começam entre 10 a 21 dias após o contágio da doença.
Como as bolhas surgem: inicialmente, elas aparecem na face, no tronco ou no couro cabeludo, se espalham e se transformam em pequenas vesículas cheias de um líquido claro. Em poucos dias, o líquido escurece e as bolhas começam a secar e cicatrizam. Este processo causa muita coceira, que pode infeccionar as lesões devido a bactérias das unhas ou de objetos utilizados para coçar.
Isolamento: o paciente com catapora precisa ficar isolado até que as lesões de pele estejam cicatrizadas, o que acontece, em média, em duas semanas. Mãos, vestimentas e roupas de cama, além de outros objetos que possam estar contaminados, devem passar por higienização rigorosa.
Tratamento: em geral, são utilizados analgésicos e antitérmicos para aliviar a dor de cabeça e baixar a febre. Antialérgicos e compressas de água fria podem ser usadas para diminuir a coceira. Não se deve coçar as bolhas e as crostas não devem ser retiradas. Permanganato de potássio e pasta d’água também podem ajudar a secar as feridas. Não se automedique: procure ajuda médica.
.
Fone: G1