Quatro suspeitos de matarem PMs são mortos em operações policiais no interior da Bahia
Cabo João Paulo Fernandes Batista morreu durante confronto com suspeitos de matarem soldado Elias França
Polícia Militar e Polícia Civil. Crédito: Divulgação/SSP
Quatro suspeitos de envolvimento nas mortes do soldado Elias França, lotado na 30ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Santa Maria da Vitória), e do cabo PM João Paulo Fernandes Batista, das Rondas Especiais (Rondesp) Oeste, foram mortos pela polícia em operações neste fim de semana. Os dois PMs morreram em situações diferentes, na cidade de Santa Maria da Vitória, no oeste do estado.
Além dos mortos, um homem foi preso pela Polícia Civil e confessou participação no crime, segundo informações da Secretaria da Segurança Pública (SSP). Ele havia conseguido fugir em uma moto com o autor dos disparos.
“Durante depoimento, ele confessou participação, inclusive apresentou detalhes do ocorrido, e indicou o local onde o principal suspeito de ter atirado no soldado França estaria escondido”, detalhou o titular da 26ª Coorpin, delegado Alexandre Haas.
O primeiro envolvido foi localizado logo após a morte do soldado Elias, ocorrida em uma festa que acontecia em Santa Maria da Vitória.
Equipes da PM e PC iniciaram as buscas e, na rua Francisco Novais, no bairro Macambira, encontraram o suspeito, que, segundo a SSP, resistiu à prisão. Ele foi atingido, socorrido para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, mas não sobreviveu.
“Com ele encontramos um revólver, munições de calibre 32, um quilo de cocaína, maconha, dois celulares, R$ 519, cinco euros, balanças e roupas camufladas”, contou o comandante da Cipe Cerrado, major Giovanni Damasceno.
O autor dos disparos foi encontrado no distrito de Cuscuzeiro, zona rural de Santa Maria da Vitória, onde ele e outro comparsa estavam escondidos. Segundo a SSP, houve um novo confronto, com equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Cerrado, Rondas Especiais (Rondesp) Oeste, 30ª e 38ª CIPMs. Durante o tiroteio, o cabo PM João Paulo Fernandes Batista foi atingido, socorrido e não resistiu. Os criminosos também morreram.
Já por volta das 21h, o último envolvido na morte do soldado foi encontrado. Ele estava escondido em uma casa na rua 22, do bairro Nova Esperança. O acusado também atirou após perceber a presença dos policiais e, após o revide, foi atingido, socorrido para o Hospital Municipal Doutor José Borba, mas não resistiu.
Com ele foi encontrado com um revólver calibre 32, 18 gramas de maconha, 43 de cocaína, 92 de crack e uma balança. A arma de fogo subtraída do soldado França foi recuperada e outras três também foram apreendidas durante as ações.
.