“Crime organizado é preocupação de todos os estados”, diz delegado da Polícia Federal

1

Delegado da Polícia Federal, Sandro Torres Avelar foi escolhido por colegas de todos os estados o porta-voz das demandas no combate à criminalidade.

Foi eleito presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Segurança (Consesp), que tem como missão representar todas as unidades da federação no diálogo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública na formulação de políticas em prol de interesses comuns.

O enfrentamento ao crime organizado, como diz Avelar, chefe da pasta da segurança no Distrito Federal, é uma das principais preocupações. O primeiro tema a ser debatido com o governo federal está relacionado à liberação de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública para projetos nos estados que, muitas vezes, ficam retidos por conta da burocracia, enquanto os crimes se sofisticam e avançam.

“O crime organizado parece estar totalmente infiltrado nas instituições. É problema que se repete em todos os estados. Pode ser que, com distinção de graduações, mas todos os estados hoje se preocupam com o crime organizado. Eventualmente você tem grupos diferentes, predominando em regiões diferentes, mas não há nenhum estado hoje que não se preocupe com o crime organizado”, disse o delegado.

.

Correio Braziliense