Aumento de internações e óbitos por influenza preocupa especialistas

Influenza

O boletim Infogripe da Fiocruz, divulgado no último dia 2, trouxe preocupantes números sobre a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em todo o país. O aumento significativo de casos e óbitos, segundo a instituição, está diretamente ligado à crescente circulação do vírus da gripe, especialmente o vírus sincicial respiratório (VSR).

Esses vírus, conhecidos por causarem complicações graves nos pulmões, têm afetado particularmente crianças com menos de 2 anos, onde a incidência e mortalidade de SRAG têm crescido de forma expressiva, ultrapassando os números associados à Covid-19 nessa faixa etária.

Apesar disso, a Covid-19 permanece como uma das principais causas de infecção em crianças pequenas, juntamente com o rinovírus. É importante ressaltar que, embora os casos de Covid-19 pareçam estar em queda ou estabilização, ela ainda é a principal causa de mortalidade por SRAG entre os idosos.

Toda essa conjuntura ressalta a importância contínua da vigilância e prevenção não apenas da Covid-19, mas também de outras doenças respiratórias, especialmente durante os períodos de sazonalidade, quando a circulação desses vírus é mais intensa. (Com informações da Folha/PE)

.

Carlos Britto
Foto: Reprodução Folha PE