Em 72h, forças de segurança da BA alcançam facções e apreendem fuzis e 1,5 tonelada de drogas
Em pouco mais de 72 horas, as forças da segurança da Bahia alcançaram 93 integrantes de facções e descapitalizaram os grupos criminosos com as apreensões de cinco fuzis e 1,5 tonelada de maconha, cocaína e crack. As operações de inteligência e repressão qualificada contra organizações criminosas foram intensificadas desde a última quarta (16).
Na cidade de Candeias, local do primeiro flagrante, cinco integrantes de uma facção, apontados como autores do abandono de corpos em Camaçari e Simões Filho foram interceptados. Entre eles, dois tinham saído do presídio em julho deste ano e usavam tornozeleira eletrônica.
Outra ação de destaque aconteceu no bairro de Pernambués, na capital baiana. Sete criminosos foram detidos com quatro fuzis, pistolas, coletes balísticos, farta munição e drogas. Grupo é envolvido com homicídios e queimas de ônibus. Na madruga deste domingo (20), outro fuzil calibre 5,56 foi apreendido no bairro, e mais um integrante de facção capturado.
“São 87 líderes de facções alcançados e 67 fuzis apreendidos em 2024. As Forças da Segurança da Bahia continuarão atuando com firmeza contra as organizações criminosas. Não daremos trégua“, avisou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.
Apreensão de drogas
Na quinta-feira (17), ações de inteligências das forças estaduais e federais descapitalizaram facções, após apreensão de 1,5 tonelada de drogas, em flagrantes na capital baiana e na cidade de Santo Antônio de Jesus (SAJ). Na região do recôncavo baiano, em uma localidade conhecida como Santa Terezinha, em SAJ, cerca de uma tonelada de maconha, cocaína e crack foi encontrada pela Polícia Civil. As drogas estavam enterradas em tonéis. Em Salvador, no porto, a Polícia Federal apreendeu 553 kg de cocaína. A informação inicial é de que os entorpecentes seriam enviados para Europa. Sete integrantes de uma facção acabaram presos em flagrante. As informações são da Ascom da SSP-BA.
.
Carlos Britto
Foto: Ascom SSP-BA/divulgação