Família de deputado baiano na mira da PF na Operação Overclean, com mandados cumpridos em seis cidades
A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (17), a quinta fase da Operação Overclean, com foco na desarticulação de uma organização criminosa suspeita de fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos oriundos de emendas parlamentares, corrupção e lavagem de dinheiro. A ação, que contou com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Receita Federal do Brasil (RFB), teve mandados cumpridos em Petrolina (PE), Salvador (BA), Campo Formoso (BA), Senhor do Bonfim (BA), Mata de São João (BA) e Brasília (DF).
Com foco em desvios que beneficiariam o município baiano de Campo Formoso, a investigação aponta para o envolvimento da família do deputado federal Elmar Nascimento (União Brasil). Embora o parlamentar não tenha sido alvo direto dos mandados, seu nome aparece nos autos da investigação obtida pelo portal BNews. Um dos principais alvos da operação foi o prefeito de Campo Formoso, Elmo Nascimento (União Brasil), irmão de Elmar. Endereços ligados a ele foram vasculhados em Salvador, Campo Formoso e também em Petrolina.
Outro nome citado é o do ex-presidente da Codevasf, Marcelo Moreira, que teve o afastamento do cargo autorizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Como ele deixou a função antes da decisão, a medida não será aplicada.
O STF também determinou o bloqueio de R$ 85,7 milhões das contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas investigadas, com o objetivo de interromper a movimentação de recursos ilícitos e preservar ativos para eventual reparação aos cofres públicos.
De acordo com os investigadores, o grupo atuava na manipulação de processos licitatórios, no pagamento de propina e na tentativa de obstruir as investigações. Os crimes apurados incluem organização criminosa, corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e contratos administrativos e lavagem de dinheiro.
.
Carlos Britto