Suspeito de homicídio em Araripina é preso em ação conjunta da PF e PM em Petrolina
Um homem de 24 anos, suspeito de envolvimento com facção criminosa e com mandado de prisão em aberto por homicídio, foi preso na última segunda-feira (21), em Petrolina. A ação foi resultado de uma operação conjunta entre a Polícia Federal e o Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da Polícia Militar de Pernambuco.
A prisão ocorreu após troca de informações entre a equipe de inteligência da Polícia Federal em Salgueiro e o efetivo da PM em Petrolina. O suspeito, que não possui residência fixa, estaria circulando armado em um bairro da cidade. De acordo com as investigações, ele seria responsável por atividades ligadas ao tráfico de drogas nas regiões de Araripina (PE) e Marcolândia (PI), incluindo a movimentação de valores e distribuição de entorpecentes.
Durante a abordagem, o homem tentou fugir, mas foi localizado dentro de uma residência. No local, foram encontrados e apreendidos uma pistola calibre .40 com 36 munições, 162g de maconha, dois celulares, um relógio de luxo, anotações sobre venda de drogas, R$ 34 em dinheiro e um veículo Toyota Corolla de cor preta.
O mandado de prisão, expedido pela Vara Criminal de Araripina, foi cumprido e o suspeito levado à Delegacia de Plantão em Petrolina. Após passar por audiência de custódia, ele foi encaminhado ao presídio, onde permanece à disposição da Justiça. Ele responde por homicídio qualificado, crime cuja pena pode variar entre 12 e 30 anos de reclusão.
A prisão integra uma série de ações do Grupo de Capturas da Polícia Federal de Pernambuco. De janeiro a junho de 2025, o estado cumpriu 703 mandados de prisão, em articulação com forças de segurança como a Polícia Civil, Polícia Penal, Polícia Rodoviária Federal e grupos especializados da PF em Caruaru e Salgueiro. Entre os crimes alvos das prisões estão homicídio, feminicídio, tráfico, estupro de vulnerável e corrupção.
O crime
O homicídio atribuído ao suspeito ocorreu em julho de 2024, no distrito de Vila Serrânea, zona rural de Araripina. A vítima, José Carlos da Silva, conhecido como “Capucho”, estava em um bar durante uma confraternização quando foi surpreendido por dois homens em uma motocicleta. Após consumirem bebidas no local, os autores efetuaram vários disparos contra a vítima, que morreu na hora.
.
Carlos Britto