Mais de 40 cidades da Bahia têm previsão de umidade relativa do ar menor que a do Deserto do Saara. Norte da Bahia na lista

Mais de 40 cidades da Bahia podem registrar umidade relativa do ar igual ou menor que do Deserto do Saara nesta sexta-feira (3). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), devido a baixa umidade, esses locais têm risco de incêndios florestais.

Entre as cidades citadas no alerta, estão, Casa Nova, Remanso, Pilão Arcado, Xique Xique, Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, Formosa do Rio Preto e Correntina.

Nestas cidades, a umidade relativa do ar poderá variar entre 20% e 12% nesta sexta. No deserto do Saara, no norte da África, por exemplo, a umidade do ar varia de 14% a 20%.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), índices inferiores a 60% não são adequados para a saúde humana.

Além do risco de incêndio florestal, há risco de ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. A recomendação para os moradores desses municípios é:

beber bastante líquido;
evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia;
não fazer atividades físicas;
usar hidratante para pele e umidificar o ambiente.
Menores umidades do Brasil
Na quinta-feira (2), a cidade de Delfino, no interior da Bahia, registrou a sexta umidade relativa do ar mais baixa do Brasil. O índice da cidade foi de 10%. Apesar disso, a cidade não aparece no alerta do Inmet desta sexta-feira (3).

A cidade de Santa Rita de Cássia, no oeste da Bahia, também registrou umidade relativa do ar inferior a 12% na quinta: o índice ficou em 11% na cidade. Diferente de Delfino, ela integra a lista das cidades com alerta para baixa umidade nesta sexta.

.

G1 Bahia Foto reprodução Agencia Brasil