Vereador baiano e outras cinco pessoas são presas em operação que investiga esquema financeiro ligado ao BDM

Prisões ocorreram nesta quinta-feira (5) durante a 2ª fase da Operação Anátema  |   Bnews - Divulgação Imagem: Divulgação Ascom PCBA

Um vereador do interior da Bahia e mais cinco pessoas foram presas nesta quinta-feira (4) durante a 2ª fase da Operação Anátema que investiga um esquema de movimentação financeira ilícita ligado ao Bonde do Maluco (BDM). 

As capturas, realizadas durante cumprimento de mandados de prisão, busca e apreensão, ocorreram nos municípios de Santo Estevão, Feira de Santana, Jaguarari e em Minas Gerais. Após vazamento de informações sigilosas em veículos de imprensa baianos, a Polícia Civil antecipou a fase da operação que atinge, também, as cidades de Salvador, Lauro de Freitas, além de localidades do Paraná, Minas Gerais e Santa.

“O vazamento de dados protegidos por sigilo judicial constitui grave afronta à investigação. Serão adotadas as providências cabíveis para rigorosa apuração da origem desse ilícito, incluindo a instauração de procedimento específico para responsabilização de todos os envolvidos”, afirmou.

Segundo a Polícia Civil, a Operação “Anátema: Fase 2” é a continuidade da etapa iniciada em setembro deste ano, quando sete integrantes da organização criminosa liderada por Fábio Souza Santos, conhecido como “Geleia”, foram presos.

De acordo com a polícia, essa fase é a continuidade da etapa iniciada em setembro deste ano, quando sete integrantes da organização criminosa liderada por Fábio Souza Santos, conhecido como ‘Geleia’, foram presos. Foragido do sistema prisional desde 2023, o líder comandava um núcleo que movimentou mais de R$ 4 bilhões em cinco anos, sobretudo por meio do tráfico de drogas. O aprofundamento das análises financeiras, telemáticas e patrimoniais fundamentou o avanço da investigação.

.