Vitória precisa acabar com seca e tabu de 18 anos para avançar na Copa do Brasil

Jogo começa às 21h45 e vale vaga nas oitavas de final

Crise na Série A com direito a vaga na zona de rebaixamento, jogador demitido após xingar o clube e 11 desfalques. Nada é ruim que não possa piorar. É agarrado nesse pensamento estilo Lei de Murphy que o Vitória pretende estragar os sonhos do Cruzeiro também na Copa do Brasil, nesta quarta (20), às 21h45, no Mineirão. Vale vaga nas oitavas de final.

kieza_20-1b79c7e08b-612-350-0-28Dagoberto e Kieza (Foto: Divulgação/EC Vitória)

Para o Vitória, a situação do time mineiro é o cenário ideal. Como perdeu o jogo de ida, no Barradão, por 2×1, o Leão precisa vencer por dois gols de diferença ou por um gol de diferença em caso de placar a partir de 3×2. Em último caso, repetir um 2×1, desta vez ao seu favor, e levar a decisão para os pênaltis.

Para isso, três jogadores do elenco rubro-negro precisam se livrar de uma seca. Artilheiro do time na temporada, Marinho está há seis jogos sem balançar a rede. Kieza não deixa o dele há quatro partidas. Dagoberto, por sua vez, tem a pior marca. Desde que chegou ao Vitória, o pentacampeão brasileiro entrou em campo 16 vezes e não fez um único gol. Ainda no setor ofensivo da equipe, Mancini não poderá contar com o meia Serginho, que já atuou pelo Santos na Copa do Brasil.

Se as notícias que vem lá da frente podem causar temor, a galera do fundão tem uma boa notícia: o zagueiro Kanu, que ficou fora do jogo passado, pela Série A, foi integrado ao elenco e atuará normalmente. Há grandes possibilidades dele mandar o jovem Ramon, que caiu de rendimento, para o banco de reservas. Caso o garoto de 21 anos ganhe uma nova chance e siga na equipe titular, o técnico deve tirar Nickson do time e escalar três zagueiros: Victor Ramos, Kanu e Ramon.

Kanu não sabe com quem vai atuar, mas independente de que números terá à sua volta no gramado, as orientações são as mesmas. “Vamos procurar fazer um jogo de muita disposição e entrega contra o Cruzeiro. Copa do Brasil é isso: luta o tempo inteiro. Temos que acreditar até o fim na classificação, mesmo sabendo das dificuldades que vamos enfrentar do primeiro ao último minuto. Temos que estar preparados para tudo, inclusive para disputa de pênaltis. Será uma decisão e os dois lados vão brigar muito pela vaga. Vejo nosso elenco muito confiante em buscar essa classificação. Temos que focar tudo nisso”, comentou o zagueiro.

Caso consiga a classificação, o Vitória só conhecerá seu oponente após um sorteio, já que Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Grêmio, Internacional e Atlético-MG entram na disputa a partir das oitavas de final.

RTEmagicC_07_-_a06fa73e68.jpgMarinho não marca há seis jogos (Foto: Arquivo CORREIO)

Tabu de 18 anos
A crise cruzeirense não é sinônimo de moleza para o Vitória, que tem outras limitações a superar. Em Copa do Brasil, o rubro-negro enfrentou o Cruzeiro no Mineirão duas vezes e perdeu ambas. No histórico geral de confrontos entre baianos e mineiros na terra do adversário, foram 19 jogos, com 16 triunfos da equipe alviceleste, dois empates e uma única vitória do Leão, conquistada em 1998.

Cruzeiro em crise
O Cruzeiro não vive uma fase nada fácil e quer tentar usar a Copa do Brasil como válvula de escape para respirar um pouco e deixar a crise de lado. No Campeonato Brasileiro, o time mineiro sofreu sua oitava derrota em quinze jogos, ao perder por 2×0 para o Fluminense, domingo, e saiu para a 18ª posição. Não bastasse, após a partida, Riascos ainda xingou o time e foi demitido.

O inferno astral não para por aí.  O técnico português Paulo Bento terá nada menos que 11 desfalques para encarar o Vitória. Senta aí, leitor, que lá vem listão. O zagueiro Bryan e o lateral-direito Ezequiel já atuaram por outras equipes na Copa do Brasil e não podem mais jogar a competição pelo Cruzeiro. Além deles, estão lesionados o atacante Judivan, o zagueiro Mayke e os meias Élber, Alisson e Robinho. O goleiro Rafael também sofreu uma fratura no dedo ontem, precisará passar por cirurgia e foi vetado pelo departamento médico. Por fim, o zagueiro Dedé e os meias Marciel e Marcos Vinícius ainda se recuperam fisicamente e não estão apto a atuar.

A única – e importantíssima – boa notícia é o retorno de Arrascaeta. Destaque do time, ele se recuperou de uma lesão no tornozelo e será titular.

.

ibahia_assinatura