Projeto oferece 9 mil vagas para estudantes selecionados pela média escolar
Inscrição é automática, desde que o estudante tenha se formado a partir de 2015 ou esteja com 40% do curso concluído
Mais de 37 mil estudantes ativos e formados na rede estadual de educação profissional em toda a Bahia devem fazer a atualização de seus dados de hoje a sexta (19) se quiserem concorrer às 9 mil vagas disponibilizadas em órgãos do governo estadual.
E como a convocação será feita por telefone, SMS e carta, aqueles que estiverem com o número de telefone e o endereço desatualizados vão perder a chance de ingressar no mercado de trabalho. Mas, para agarrar a oportunidade, também vai ser preciso bom rendimento escolar, já que as vagas serão distribuídas de acordo com a posição em um ranking que leva em consideração as notas dos estudantes.
Os alunos Beatriz, Alisson e Willian têm um sonho em comum: viver a experiência do primeiro emprego
(Foto: Evandro Veiga/CORREIO)
A inscrição no Projeto Primeiro Emprego é automático, desde que o estudante tenha se formado a partir de 2015 ou esteja com 40% do curso concluído. “A partir do dia 22/8, os alunos podem acessar o ranking no site da Setre (Secretaria de Trabalho do Governo do Estado) ou no Diário Oficial. A previsão é que no dia seguinte (23/8) os contemplados comecem a receber as ligações e as cartas sejam postadas”, afirma o superintendente de Desenvolvimento do Trabalho da secretaria, Rubens Santiago.
Após esta etapa preliminar, a iniciativa será lançada pelo Governo do Estado em 13 de setembro. Até lá, pelo menos 2 mil estudantes serão encaminhados para início imediato nos postos trabalho nas áreas de Saúde, Educação, na Polícia Militar e na Embasa. As demais oportunidades no Estado serão preenchidas até setembro de 2018. Há, ainda, 40 empresas cadastradas no programa, mas as vagas abertas por elas não foram divulgadas.
Assim que for convocado, o aluno precisa se dirigir imediatamente à Unidade Central do Sine Bahia, na Av. ACM, para que seja feita a intermediação de mão de obra. Quem não tem carteira de trabalho poderá tirar o documento no próprio Sine.“Queremos que o projeto estimule os alunos a se dedicarem mais aos estudos e possam ,com isso, ter o primeiro emprego”, diz Santiago.
Podem concorrer a uma vaga de aprendiz os estudantes que estão frequentando o curso técnico na rede estadual com até os 22 anos incompletos. Quem está acima desta faixa disputa oportunidades de primeiro emprego. O contrato é válido por dois anos e os jovens serão remunerados com um salário mínimo e com direito a plano de saúde (Planserv) e vale transporte.
Interesse
Os benefícios despertaram o interesse do aluno do curso de técnico de informática, Alisson Melo, 23 anos. Após perder o pai, a única renda da família é um salário mínimo que a mãe recebe como pensionista. “Conclui o 4º ano mais ainda estou pendente em uma matéria. Quero oferecer uma vida melhor pra minha mãe. Completei 23 anos e preciso realmente trabalhar”.
Para a aluna do 4º ano de eletromecânica, Beatriz Correia, de 18 anos, a oportunidade se encaixa na sua vontade de buscar qualificação. “A gente precisa ter um espaço para mostrar o que aprendeu. Quero fazer carreira na área e viver esta experiência que sei que vai ser importante para crescer na profissão que escolhi”. Sobre o desempenho na escola, Beatriz garante que é uma boa aluna. “Na minha sala são todos bons alunos e sempre tive as melhores notas. A única coisa que faço é estudar. Acho que é minha obrigação ter um bom rendimento”.
O estudante de mecatrônica, Willian Valadares, 18, irá se formar em dezembro. Ele é mais um que quer agarrar a oportunidade de atuar profissionalmente, tanto para buscar conhecimento como para incrementar a renda da família. “Minha mãe é baiana de acarajé e a gente não tem renda fixa. Preciso ajudar, mas quero investir na minha profissão e me especializar. O mercado está buscando as melhores pessoas”, diz. “Gosto muito de eletrotécnica. Não tenho notas vermelhas. Creio que vou conseguir chegar lá”, torce o estudante, que conta ser vocacionado para a profissão pois desde pequeno gosta de montar e desmontar os aparelhos eletrônicos.
O primeiro passo para conquistar a vaga é atualizar os dados. Os estudantes precisam acessar o site http://institucional.educacao.ba.gov.br/atualizacaocadastralep. Lembrando que quanto melhor a média no curso, maior a chance de ser convocado como reforça o superintendente da Setre. “O ranking é dinâmico, tem mobilidade. O aluno que não for convocado agora pode continuar estudando e melhorar seu desempenho e se posicionar melhor”, aconselha o superintendente de Desenvolvimento do Trabalho da Setre, Rubens Santiago.
Quem pode participar
Alunos de cursos técnicos da rede estadual que tenham se formado a partir de 2015 ou esteja com 40% do curso concluído.
Atualização de dados
Como a convocação será feita por telefone, mensagem via SMS e carta enviada pelos Correios, os estudantes tem até sexta-feira (19) para atualizar dados passoais no site.
Ranking de Rendimento
O ranking que irá definir a distribuição das vagas a partir da média de todas as notas obtidas pelo aluno durante todo o curso. O levantamento será divulgado no dia 22 de agosto no site da Setre e também publicado no Diário Oficial do Estado. Na primeira convocação serão contratados para inicio imediato 2 mil estudantes.
Convocação
Os estudantes que serão contratados para começar a trabalhar em setembro irão receber a convocação por carta, SMS e ligação telefônica a partir de 23 de agosto. Após o contato, eles devem se dirigir a unidade Central do Sine Bahia, na Avenida ACM, 3359 – Parque Bela Vista (em frente ao Hiper Bompreço).
.