Entroncamento que liga Campo Formoso a Sobradinho e Juazeiro é interditado pelo MST
Movimentos Sociais como MST, Frente Brasil Popular, Movimento dos Atingidos por Barragens, estão fazendo nesta sexta-feira (11), uma ocupação de um trecho da BA-210, próxima a entrada do Junco, na região do Salitre, município de Juazeiro (BA). Outras mobilizações também ocorrem na BR235 (trecho entre Petrolina/PE e Casa Nova/BA), na BR 101 e em outras rodovias que dão acesso a Salvador.
O motivo das mobilizações é manifestar o sentimento e um grito em favor de democracia e em defesa do Brasil, conforme declarou o Coordenador Regional do MST Regional Norte, Jovanilton Teixeira. Ele disse ainda que é inadmissível o que a elite brasileira, com o apoio de setores da imprensa, está fazendo contra o governo e as instituições e, consequentemente, contra o povo brasileiro. Teixeira chama a atenção da posição da imprensa com relação as acusações e ataques sofridos pelo ex-presidente Lula e o governo, e diz que a sociedade brasileira precisa observar o que está fazendo a mídia em passar uma realidade totalmente distorcida e manipuladora.
Antônio Luiz Bernardino, agricultor do acampamento Abril Vermelho, disse que é necessário se mobilizar em favor de uma personalidade como o ex-presidente Lula porque o mesmo sempre esteve ao lado do povo trabalhador do Brasil, especialmente dos que conquistaram melhores condições de vida nos assentamentos de Reforma Agrária.
Para Leidiane Silva, do assentamento São Francisco, é preciso lutar contra o golpe que quer desestabilizar o governo e os movimentos de trabalhadores/as. Ela chama a atenção da sociedade que as vezes não compreende os motivos desse tipo de mobilização e enfatiza que a mesma está sendo convocada para o movimento que não é em defesa do MST, mas sim, em defesa da democracia e principalmente em defesa do povo brasileiro.
A decisão do Ministério Público de São Paulo em pedir a prisão preventiva do ex-presidente Lula foi o estopim para a reação popular nesta manhã. Isto somado aos diversos fatos que vem sendo explorados por setores do judiciário e da mídia numa tentativa de inviabilizar a candidaturas do líder petista nas próximas eleições.
.
Fonte: Comunicação Irpaa