Nutricionistas realizam visita técnica para monitorar qualidade da alimentação escolar em Campo Formoso
Manter a qualidade da alimentação escolar, acompanhar a distribuição de gêneros e o consumo dos alunos nas escolas. É essa ação que vem sendo feita regularmente pela equipe de nutricionistas da Prefeitura de Campo Formoso. As visitas servem também para orientar as merendeiras e auxiliares no armazenamento dos gêneros alimentícios, higiene, organização, estoque – para não ocorrer desperdício -, adequações do cardápio de acordo com aceitação de cada unidade escolar, além de verificar o uso de equipamento de proteção individual (EPI).
Frutas, biscoito, pão, vitamina, achocolatado, bolo, arroz doce, mingau, macarrão, arroz, feijão, salada, frango, carne, entre outros, estão na lista de itens que vão para a mesa dos alunos diariamente.
Controle de qualidade
Antes da preparação da merenda, há um controle rigoroso de qualidade que vai desde a descrição dos produtos para serem licitados (que possa atender todos os parâmetros nutricionais quanto a sua caloria, proteína e tipo de gordura), até o momento da aquisição dos gêneros alimentícios no setor de distribuição.
Produtos orgânicos
Pela primeira vez, os alimentos produzidos no campo estão sendo levados diretamente para as cooperativas locais – semanalmente ou quinzenalmente -, que distribuem para as escolas através do Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE, com o apoio da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo.
Os produtos orgânicos são todos aqueles alimentos, animais ou vegetais, que são obtidos sem a utilização de produtos químicos ou hormônios que acelerem seu crescimento. São resultado de uma produção agrícola que respeita o meio ambiente e visa à qualidade do alimento. Os produtos orgânicos são mais saudáveis porque não contêm agrotóxicos que podem causar danos à saúde do consumidor.
.
Ascom PMCF