Operação inédita entre PE e PI erradica 37,2 mil pés de maconha em Dormentes

Uma operação realizada sábado (7) entre Pernambuco e Piauí, batizada de ‘Divisa Integrada I’, erradicou dois plantios de maconha 37,2 mil pés em fase de colheita no município de Dormentes (PE), Sertão do São Francisco. A ação foi realizada por equipes do Batalhão Especializado em Policiamento do Interior (BEPI).

A apreensão da erva, descoberta numa área de difícil acesso, representa um combate direto contra o tráfico de drogas que atua nas regiões de fronteira entre os dois Estados.

O sucesso da ação foi resultado de informações repassadas pela Cipe Caatinga da Polícia Militar da Bahia (PMBA), com o apoio da Delegacia da Polícia Federal (PF) de Juazeiro. O objetivo da operação é sufocar atividades criminosas como o tráfico de drogas, o porte ilegal de armas, roubos e a localização de foragidos da Justiça.

Durante a ação, as equipes do BEPI também localizaram e apreenderam 85 sacos de maconha prontos para serem comercializados, pesando aproximadamente 740 kg. Após a erradicação e incineração dos plantios, todo o material apreendido, duas amostras (pés de maconha) e a erva embalada foram conduzidas à Delegacia de Polícia Civil (PCPE) em Petrolina para adoção das medidas cabíveis.

Essa foi mais uma ação demonstrando e ratificando que a integração entre as forças de segurança é de suma importância para o combate à criminalidade. Desta forma, em uma ação específica, dando um prejuízo ao tráfico de drogas local da ordem de pelo menos R$ 1 milhão“, destacou o comandante do BEPI, tenente-coronel Alessandro Lopes.

Esforço conjunto

A operação integrada entre as forças de segurança de Pernambuco e Piauí foi deflagrada na madrugada da última sexta-feira (6). A força-tarefa reúne mais de 350 agentes de diversas corporações, com apoio aéreo e ações em áreas urbanas e rurais, e já resultou no cumprimento de 14 mandados de prisão, na apreensão de quatro armas de fogo e de uma grande quantidade de drogas. Em Pernambuco, a ação se concentra nos municípios de Araripina, Ipubi e Dormentes, no Sertão de Pernambuco; Já no Piauí, ocorre nas cidades de Marcolândia, Queimada Nova, Paulistana, Betânia, Curral Novo e Jaicós.

.

Carlos Britto