Fortaleza e depois Flu de Feira: Bahia só terá decisões a partir de agora

Tricolor se preparar para a reta final da Copa do Brasil e do Baianão; primeira decisão é nesta quarta, no Ceará

O torcedor do Bahia precisa preparar o coração. A partir de agora, o tricolor só vai entrar em campo para jogar decisão. Se quiser erguer as taças das duas competições que está na disputa – Campeonato Baiano e Copa do Nordeste –, o Esquadrão vai precisar ser eficiente em 10 partidas.

Edigar Junio é o vice-artilheiro do Bahia na temporada com sete gols (Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia)
Edigar Junio é o vice-artilheiro do Bahia na temporada com sete gols (Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia)

A contagem regressiva inicia amanhã, às 21h45, quando o time comandado por Doriva enfrenta o Fortaleza, no estádio Castelão. O jogo marca o início da fase mata-mata do torneio regional.

São seis jogos no caminho até o tricampeonato, que bateu na trave no ano passado. O time treinado por Sérgio Soares chegou às finais do Nordestão, mas foi abatido pelo Ceará e não conseguiu repetir os feitos de 2001 e 2002. Em ritmo frenético, o jogo de volta contra o Fortaleza já acontece no próximo domingo, às 16h, na Fonte Nova. Se avançar, o Bahia jogará as semifinais contra Santa Cruz ou Ceará, carrasco da temporada passada, nos dias 13 e 17 de abril. As finais estão marcadas para 27 de abril e 1º de maio.

O Bahia chega às decisões do regional com moral, já que é o único time com 100% de aproveitamento no torneio Bateu todos os adversários, se classificou com antecedência e até poupou seus principais jogadores nas duas últimas rodadas da fase classificatória. Amanhã, no entanto, vai entrar em campo com força total pra manter a pegada.

“Acredito que a gente tem que jogar como vem jogando, sem pressão, porque tivemos uma classificação louvável. Temos que jogar soltos”, avisou o atacante Edigar Junio, vice-artilheiro do Bahia na temporada, com sete gols, dois deles marcados na Copa do Nordeste. Hernane Brocador anotou oito no total antes de contundir o joelho.

Poupados contra o Bahia de Feira, pelo estadual, no domingo passado, o zagueiro Lucas Fonseca e o lateral-esquerdo João Paulo Gomes estão à disposição do técnico Doriva. O atacante Henrique já não se queixa de dores lombares e treinou normalmente ontem. Já Thiago Ribeiro só fez atividade na academia, mas também vai para o duelo contra o Fortaleza. Recuperado de lesão, o volante Danilo Pires está em fase de transição, mas ainda não estará pronto para o jogo. Hernane, Tinga e Gustavo Blanco seguem vetados.

Vantagem 
Antes e depois das semifinais do Nordestão, o tricolor tem também as semifinais do Baiano, que acontecem nos dias 10 e 20 de abril, contra o Fluminense de Feira. O jogo de ida será em Pituaçu e o de volta na Fonte Nova. Com 21 pontos, o Bahia não pode ser alcançado por nenhum adversário e tem a vantagem de jogar por dois resultados iguais, além de disputar o jogo de volta em casa, até o final do campeonato, caso chegue às finais.

.

Matéria original do iBahia