Primeiro paciente diagnosticado com coronavírus em Senhor Bonfim teve sintomas leves e se recupera bem
Após confirmação do primeiro caso positivo para o novo coronavírus (Covid-19), o prefeito Carlos Brasileiro se pronunciou para reafirmar que o momento não é de pânico, mas de reforçar as medidas preventivas contra a pandemia da Covid-19.
“Com responsabilidade e o cuidado que sempre tivemos com o povo bonfinense, quero tranquilizar a sociedade que o caso está sob controle e, por isso, não há motivo para pânico”, ressaltou o prefeito em transmissão pela internet, realizada na manhã de terça-feira, 12 de maio.
O diagnóstico positivo foi anunciado na segunda (11), pelo Laboratório Central da Bahia (Lacen/BA). O caso foi importado por um homem de 31 anos, ele contraiu a doença quando acompanhava a esposa durante tratamento no Hospital de Traumas e Urgências, em Petrolina, Pernambuco.
Conforme o prefeito, o jovem infectado pela Covid -19 vem sendo acompanhado desde 1º de maio. “O paciente e seus familiares estão em isolamento domiciliar, sendo monitorados pelas equipes técnicas da secretaria de Saúde”, destacou.
O prefeito fez questão de lembrar que as onze pessoas que tiveram contato com paciente realizaram teste rápido e deram negativo. Ele ainda ressaltou que por medida de prevenção, até o próximo sábado (16), todos passarão novamente por testagem da Covid-19.
“Será mais um teste rápido, mas se necessário, encaminharemos também o material para o Lacen, em Salvador”, afirmou o prefeito. O paciente em tratamento teve sintomas leves e se recupera bem da doença.
No pronunciamento pela página oficial da prefeitura no Facebook, Brasileiro anunciou que o decreto em vigor não sofrerá mudanças até o fim da sua validade, no domingo (17), mas confirmou endurecimento das medidas em vigência.
Para restringir ainda mais a circulação de pessoas, as barreiras sanitárias além de contar com servidores do Dmtrans, Vigilância Sanitárias, Saúde Pública e Guarda Municipal, agora terão a presença da Polícia Militar para garantir a lei e ordem.
Intensificando as medidas preventivas, o acesso ao bairro Casas Populares será bloqueado e passará a contar apenas com uma via para entrada e saída de veículos. A barreira sanitária será instalada nesta quinta (14), nas proximidades da passarela.
Outro ponto importante para evitar a disseminação do vírus será o aumento da fiscalização para pessoas que rompem o isolamento e desobedecem ao decreto municipal para realizar eventos com aglomerações em residências, chácaras e sítios, na sede e no interior do município.
Segundo o prefeito, no último final de semana o setor de fiscalização recebeu 27 denúncias. “Por mais esforço que nosso governo fez, só conseguimos chegar a 70% dos casos denunciados. Nós achamos um desrespeito promover eventos que aglomeram pessoas e que vão até amanhecer o dia”, expressou insatisfeito o chefe do Executivo.
Diante disso, no próximo final de semana haverá o aumento das rondas com o objetivo de fiscalizar o cumprimento da proibição de aglomeração de pessoas em eventos festivos. A recomendação é que a população denuncie por meio do telefone (74) 98857 -9069.
O uso de álcool gel e a obrigatoriedade de máscara pela população quando estiver em estabelecimentos comerciais e no transporte público (mototaxistas, taxistas e transporte coletivo), foram outros cuidados alertados pelo prefeito durante fala na rede mundial de computadores.
De acordo com o último boletim epidemiológico emitido pela secretaria de Saúde, o município registra 21 casos notificados, 20 descartados, 01 confirmado e 49 pessoas estão em isolamento social, sendo monitoradas por equipes da saúde.
Nesse momento de manter a cautela e seguir com os cuidados necessários, o prefeito de Senhor do Bonfim salientou: “nossa preocupação e o cuidado com todos vocês a partir de agora serão redobrados”.
.
Blog do Eloilton Cajuhy
ASCOM – Prefeitura de Senhor do Bonfim-BA