Cidade na Bahia com suspeita de surto teve dois mortos por meningite em três dias

Para moradores, vírus teria chegado à cidade durante os festejos do São João. Último caso foi em 2008

321382816d

Os casos de meningite estão assustando a população do município de Presidente Tancredo Neves, no Sul baiano. Somente este ano, duas pessoas morreram por causa da doença e uma terceira, Vanessa Cruz dos Santos, está internada no Hospital Couto Maia, em Salvador. A suspeita de surto fez o prefeito da cidade, Valdemir Mota (PV), suspender as aulas das escolas municipais durante uma semana, a partir desta quarta-feira (6).

A Bahia registrou, este ano, 63 casos confirmados de meningite. Destes, 15 pessoas já morreram no estado, de acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab). No mesmo período, em 2015, foram registrados 287 casos, com 29 mortes.

De acordo com a Sesab, o primeiro caso em Presidente Tancredo Neves foi registrado no dia 29 de junho. Moradores suspeitam que o vírus tenha vindo de outra cidade, durante o período do São João. Os casos foram registrados também no dia 30 de junho e 1º de julho.

“Tiveram muitas pessoas de fora, de cidades vizinhas aqui. Por causa disso, pode ter acontecido a transmissão dos vírus e os casos vieram logo depois”, contou Maria José, diretora de uma escola que também suspendeu as aulas.

Segundo ela, os moradores estão assustados com a doença. O último registro da meningite no município foi em 2008. “Estamos, sim, assustados. A Sesab está dando cobertura, dando orientações, mas não estamos prevenidos de maneira correta, que é a vacina”, completou Maria José.

Por meio de nota, a Sesab informou que as vigilâncias sanitárias estadual e municipal adotaram medidas no município para controle das doenças. “As investigações estão sendo aprofundadas a fim de verificar vínculos epidemiológicos entre os casos e prevenir a ocorrência de possíveis novos casos”, diz a nota.

Ainda de acordo com a Sesab, as pessoas diagnosticadas com meningite moravam em áreas distintas de Presidente Tancredo Neves e o primeiro caso da doença não tem relação com os demais – por isso para a secretaria não há surto da doença no município.

.

RTEmagicC_c6cebb5f20.gif